segunda-feira, 27 de novembro de 2017

V Seminário de Reflexões Contemporâneas sobre Direito e Justiça





No primeiro dia do seminário (25/10) as atividades foram iniciadas a noite, com o credenciamento a partir das 18h. Para o início dos trabalhos, foi realizada a cerimônia de abertura do evento que contou com a Presidência da advogada e egressa da UNEB/Campus XV começou, BRUNA MACIEL SANTOS ANDRADE, dos palestrantes JAILSON JOSÉ GOMES DA ROCHA, JOSÉ AMANDIO BARBOSA e MATHEUS FERREIRA BEZERRA e do Representante Discente FLÁVIO DE OLIVEIRA. Logo após esse momento, a palavra foi passada aos palestrantes, iniciando-se com o professor JAILSON JOSÉ GOMES DA ROCHA, que abordou o tema: “O Direito e o pensamento decolonial”. Em seguida, o professor JOSÉ AMÂNDIO BARBOSA JÚNIOR ministrou uma palestra: “Empreendedorismo e inovação – caminhos de mudança” Após as palestras o professor MATHEUS FERREIRA BEZERRA fez uma breve abordagem sobre a Propriedade Intelectual, sobre o Direito Autoral e a Propriedade Industrial, e convidou a todos para o lançamento de “Manual de propriedade intelectual”. Ao final, após os debates, a presidente da mesa teceu suas considerações finais e encerrou os trabalhos.



No segundo dia (26/10), o seminário foi aberto às 14h, tendo sido chamados para compor a mesa os Professores THIANA DE SOUZA CAIRO, que assumiu a condição e de presidente da mesa, MATHEUS FERREIRA BEZERRA, SHEILA MARTA CARREGOSA ROCHA e a palestrante MARIA ISABEL CORREIA DIAS. Após as considerações iniciais, foi passada a palavra para a Profª MARIA ISABEL CORREIA DIAS, para proferir a palestra: “Os avanços jurídicos e sociais na proteção da mulher em Portugal”. Após os debates, a mesa foi desfeita e se abriu espaço para a apresentação dos trabalhos selecionados pela comissão científica do evento, nesse sentido, houve dois grupos de trabalhos, o GT 1 – Direito Constitucional e Direitos Fundamentais e o GT 3 – Direito Civil e Processual Civil. 

Ainda no segundo e último dia do seminário, no período noturno, sob a presidência da Profª CAMILA NASCIMENTO SOBRAL QUEIROZ, foram realizadas três palestras, iniciando-se com HOMERO CHIARABA GOUVEIA, que abordou: “A ordem social-financeira na constituição”. Em seguida o Professor ALEXSANDRO PITANGA MORAES ministrou a palestra com o tema “A pesquisa histórica e a História como contribuição para o saber jurídico” e por último a egressa MELISSA LINDSEY QUADROS ARAÚJO apresentou um relato de experiência sobre o Intercâmbio Acadêmico realizado em Portugal no ano de 2016. Logo após, foi aberto o momento para perguntas, considerações do presidente da mesa e encerramento do seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário