quinta-feira, 30 de agosto de 2018

EDITAL 2018




EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

VI SEMINÁRIO DE REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE DIREITO E JUSTIÇA: “O BRASIL E OS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988”


1.  OBJETIVOS

1.1              Fomentar o debate na comunidade jurídico-acadêmica sobre os acontecimentos que envolvem o direito na atualidade, bem como sobre o ensino do Direito no Brasil, por meio do intercâmbio entre o Campus XV e demais membros da comunidade acadêmica nacional.

1.2      Integrar o conhecimento acadêmico à realidade social brasileira.

1.3      Estimular o desenvolvimento de uma visão pragmática e crítica na comunidade acadêmica, bem com estimular os estudantes no desenvolvimento depesquisa.

1.4      Criar Grupos de Trabalho de Discussão sobre o Direito.

1.5.            Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos de Graduação em Direito e dos Programas de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior, bem como por docentes pesquisadores.

1.6.            Promover a integração ensino-pesquisa-extensão entre os corpos discente e docente da educação em Direito no Brasil.


2.  PÚBLICO-ALVO

Alunos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior em Direito, professores, pesquisadores e outros profissionais.


3.  ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

Matheus Ferreira Bezerra (Coordenador Geral do Projeto)

Fábio Gabriel de Oliveira (Coordenador do Evento)


4.  CONSELHO CIENTÍFICO


Camila Nascimento Sobral Queiroz
Cléber Lázaro Julião Costa
Diogo Assis Guanabara
Eduardo Cabral Moraes Monteiro
Fábio Gabriel de Oliveira
Maristela Vieira Silva Barbosa
Matheus Ferreira Bezerra
Pedro Augusto Lopes Sabino
Rodrigo Andrés Jopia Salazar
Sheila Marta Carregosa Rocha
Thiana de Souza Cairo Tunes
Thaize de Carvalho Correia
Urbano Félix Pugliese do Bonfim



5.  DA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
5.1.              As inscrições dos artigos serão realizadas no período de 14/09/2018 a 10/10/2018, exclusivamente através do e-mail: seminariodereflexoes@outlook.com, em dois arquivos, um primeiro contendo o trabalho não identificado e o segundo com a folha de identificação e qualificação do(s) autor(es), juntamente com o comprovante de depósito ou transferência que será considerado por trabalho, de acordo com os valores estabelecidos no item 5.6.
5.2.              Cada participante poderá enviar um artigo, excluído deste limite o orientador da pesquisa;
5.3.              O participante, ao efetivar sua inscrição, concorda com todas as regras do evento explicitadas neste Edital e autoriza a publicação do trabalho nos anais do evento e demais meios de divulgação, sendo responsável pelo conteúdo apresentado;
5.4.              Somente serão aceitos trabalhos que obedeçam às normas de formatação estipuladas pelo evento;
5.5.              Cada trabalho poderá ter, no máximo, 02 (dois) autores.
5.6.              O pagamento da inscrição do trabalho deverá ser feita diretamente na conta do editor, no Banco do Brasil, Conta Corrente n° 20.466-8, Agência n° 2976-9, de titularidade de Pedro Camilo de Figueiredo Neto ME (CNPJ n° 15.598.290/0001-94), considerando os seguintes valores:
a) R$ 25,00 (cinte e reais) para estudantes da graduação (um ou dois estudantes);
b) R$ 40,00 (quarenta reais) para a coautoria de estudante e bacharel.
c) R$ 50,00 (cinquenta reais) para bacharéis em direito (um ou dois bacharéis)


6.  DOS GRUPOS DE TRABALHO SIMULTÂNEOS
GT 01 – DIREITOS CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS
GT 02 – ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO
GT 03 – DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL
GT 04 – DIREITO PENAL, PROCESSO PENAL E VULNERABILIDADES

7.  CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DO ARTIGO

7.1.  Os artigos submetidos serão avaliados em duas etapas.

Etapa I – Revisores avaliarão se os artigos obedecem às exigências objetivas deste Edital. Caso não obedeça, o artigo será sumariamente desqualificado.

Etapa II – Os artigos aprovados pelos revisores serão encaminhados para a Comissão Avaliadora, que julgará o mérito do trabalho. A nota (NT) será atribuída de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), de acordo com os seguintesitens:
a)                 Atualidade, originalidade e relevância do tema.
b)                Pertinência do título à linha de pesquisa
c)                 Relevância do conteúdo da pesquisa.
d)                Conclusões: fundamento, coerência e alcance.
e)                 Qualidade da redação e organização do texto (clareza eobjetividade).

7.2.  Serão deferidos para a aprovação os trabalhos com média igual ou superior a 7,0(sete).


8.  DO RESULTADO DA SELEÇÃO DOS ARTIGOS

8.1.  A divulgação do resultado está prevista para até o dia 25/10/2018, por meio do endereço eletrônico: http://rcdej.blogspot.com/

8.2.  Não será concedido prazo para recurso acerca da decisão final da banca avaliadora;

8.3.  Para cada grupo de trabalho serão aprovados os 10 (dez) artigos que obtiverem as melhores notas na avaliação;

8.4.  Se houver grande número de artigos de alta qualidade submetidos ao mesmo grupo de trabalho, poderá se observar o desdobramento do grupo para contemplar um maior número de trabalhos;

8.5.  Caso o grupo de trabalho não receba artigos com a qualidade mínima para a apresentação, poderá haver o seu cancelamento, a critério da organização do evento.


9.       DA ESTRUTURA DOS TRABALHOS E DOS PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS NO MOMENTO DASUBMISSÃO

9.1       PRIMEIRA ETAPA - Preenchimento do formulário eletrônico de inscrição de trabalho (endereço: https://goo.gl/forms/MtnOR1JAFlALCacG3), além de todos os dados de identificação do artigo em formato “DOC” (word) abaixo indicados:

a)            Título artigo em língua portuguesa;
b)            Resumo em língua portuguesa com, no máximo, 100 (cem) palavras;
c)            Inclusão de 03 (três) a 05(cinco) palavras-chave, em línguaportuguesa;
d)            Este trabalho deverá ser encaminhado com a identificação do Grupo de Trabalho e o título do trabalho no assunto (ex: “GT00 – O DIREITO NA ATUALIDADE”);
e)             A identificação de autoria deve seguir no mesmo e-mail, em arquivo distinto do trabalho, contendo o título “AUTORIA”, no qual deve ter os seguintes informes: I) nome;
II) nível de escolaridade; III) instituição de vinculação; IV) qualificação complementar (opcional);

9.2  SEGUNDA ETAPA – Formatação do trabalho

a)             O arquivo deve conter as informações do artigo a partir de sua introdução, metodologia, desenvolvimento, considerações finais e referenciais.

9.2.2. Possuir de 12 (doze) a 20 (vinte) laudas em formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda com 3(três) cm e inferior e direita com 2 (dois) cm;

9.2.3  O arquivo do trabalho NÃO PODERÁ CONTER:

a)                  Nome dos autores – os nomes dos autores poderão figurar apenas quando esses forem citados, porém não poderão ser identificados como sendo os autores do referido artigo
b)                 Numeração de páginas.

9.2.4  Adequação às regras da ABNT para as citações e referências.

9.2.5     O desrespeito a estas normas acarretará a imediata desclassificação do trabalho submetido.


10.  DA COMUNICAÇÃO ORAL DOS ARTIGOS

10.1.   Os artigos aprovados deverão ser apresentados nos grupos de trabalhos específicos aos quais foram submetidos no dia 21/11/2018 a 22/11/2018 na Universidade do Estado da Bahia – Campus XV (Valença), conforme programação a ser divulgada no endereço: http://rcdej.blogspot.com/

10.2.   Cada grupo de trabalho terá no mínimo um coordenador que será responsável pela ordem de apresentação e moderação das discussões.

10.3.  Cada participante terá no máximo 15 (quinze) minutos para apresentação do tema. Após, serão disponibilizados mais 05 (cinco) minutos para as orientações dos Coordenadores do GT e demais colocações dos outros participantes do GT.

10.4.   Para artigos com dois autores, o tempo disponível para apresentação terá que ser dividido entre ambos.

10.5. Será admitida a utilização de equipamentos multimídias (Datashow, microcomputadores etc.) nas apresentações, mas montagem e teste dos equipamentos são de inteira responsabilidade do autor.

10.6 O autor que não apresentar o artigo não receberá o certificado de comunicação oral no evento.


11.  DA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO

11.1    Somente os artigos apresentados oralmente no evento serão publicados nos Anais do Seminário de Reflexões Contemporâneas sobre Direito e Justiça;

11.2  Os Anais do evento serão disponibilizados apenas em formato eletrônico após o evento;

11.3  O conteúdo dos artigos publicados será de inteira responsabilidade dos autores.


12.  DAS INSCRIÇÕES NO EVENTO

12.1   A participação no evento dependerá da inscrição, que independe do valor pago a título de submissão dos trabalhos. O pagamento das inscrições poderá ser feito antecipadamente ou no dia do evento.

12.2   Os valores relativos às inscrições no evento serão utilizados para custear a publicação dos anais e, assim, será cobrado o valor de R$ 10,00 (dez reais) para acadêmicos de Direito e demais estudantes e o valor de R$ 20,00 (vinte reais) para bacharéis e demais interessados.

12.3   As inscrições poderão ser feitas de forma conjunta (trabalho + seminário), devidamente identificado no formulário de cadastro disponível, com o depósito realizado no valor total dos dois eventos para o período de realização.

12.4   O pagamento das inscrições do evento também poderá será feito separadamente, com o preenchimento da ficha de inscrição (https://goo.gl/forms/JEZJSsgdEOiGHRDy1), e pagamento, sendo realizado o depósito bancário diretamente na conta do editor, Conta Corrente n° 20.466-8, Agência n° 2976-9, Banco do Brasil, de titularidade de Pedro Camilo de Figueiredo Neto ME (CNPJ n° 15.598.290/0001-94), com o respectivo envio do comprovante para o e-mail: seminariodereflexoes@outlook.com, com o assunto “INSCRIÇÃO PARA O SEMINÁRIO”


13.  CLÁUSULA DE RESERVA

Casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Evento. Valença, 28 de agosto de 2018.

MATHEUS FERREIRA BEZERRA
 Coordenador Geral

FÁBIO GABRIEL DE OLIVEIRA
Coordenador

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