quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Você conhece os sistemas de chamada?



Os denominados sistemas de chamada são as formas admitidas pela ABNT para a citação dos  autores e dos trabalhos científicos em que o pensamento direto ou indireto são indicados numa pesquisa.

Neste sentido, a ABNT admite a utilização de dois sistemas: o alfa-numérico ou o método autor-data. É importante ressaltar que estes métodos não são complementares, de modo que a utilização de um no curso do trabalho já implica numa opção por todo o trabalho. O uso dos dois no mesmo trabalho é considerado um erro técnico.

sistema alfa-numérico ocorre quando o autor for citado em nota de rodapé. A vantagem deste método é indicar, no rodapé, os dados completos da obra, como por exemplo a seguintes indicações em caso de livro: "AUTOR/TÍTULO/LOCAL/EDITORA/ANO/PÁGINA", de modo que o leitor já saiba qual o trabalho citado.

Exemplo: 

1 GOMES. Orlando. Direitos reais. 3ª ed. Rio de Janeiro-São Paulo: Forense, 1969, p. 100.

Quando este sistema é utilizado, as notas de rodapé do trabalho se resumem apenas a citação e as notas explicativas devem ser evitadas ao máximo.

O sistema autor-data é mais simples e exige apenas a indicação do "AUTOR/ANO/PÁGINA" quando se tratar de citação direta ou, se indireta, apenas AUTOR/DATA. Este pode ser utilizado de duas formas distintas, uma, com a identificação do SOBRENOME do autor e o ANO e outra com a indicação do nome do autor no curso do texto, seguido do ano e a página, se for o caso.

Exemplo: (GOMES, 1969, p. 100) ou Orlando Gomes (1969, p. 100)

Por fim, cabe ressaltar que em ambos os casos, os trabalhos devem ser citados nas referências dos trabalhos científicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário