X SEMINÁRIO DE REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE DIREITO E JUSTIÇA: “DIREITO E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: CELEBRANDO OS 20 ANOS DO CURSO DE DIREITO DA UNEB DE VALENÇA/BA”
1.
OBJETIVOS
1.1
Fomentar
o debate na comunidade
jurídico-acadêmica sobre os acontecimentos que envolvem o direito na atualidade, bem como sobre o ensino do
Direito no Brasil, por meio do
intercâmbio entre o Campus XV e demais membros da comunidade acadêmica nacional.
1.2 Integrar o conhecimento acadêmico à
realidade social brasileira.
1.3 Estimular o desenvolvimento de uma visão pragmática e crítica na comunidade acadêmica, bem com estimular os estudantes no desenvolvimento depesquisa.
1.4 Criar Grupos de Trabalho de Discussão sobre
o Direito.
1.5.
Divulgar
as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos de Graduação em Direito e dos
Programas de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior, bem como por
docentes pesquisadores.
1.6.
Promover
a integração ensino-pesquisa-extensão entre os corpos discente e docente da educação em Direito no Brasil.
2.
PÚBLICO-ALVO
Alunos de
graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior em Direito,
professores, pesquisadores e outros profissionais.
3.
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
Matheus Ferreira
Bezerra (Coordenador Geral do Projeto)
4.
CONSELHO CIENTÍFICO
Caio Santiago Fernandes
Santos Eduardo Cabral Moraes
Monteiro Fábio
Gabriel de Oliveira Matheus Ferreira Bezerra |
Pedro Augusto
Lopes Sabino Rodrigo
Andrés Jopia Salazar Thiana de
Souza Cairo Tunes Thaize de
Carvalho Correia Urbano Félix
Pugliese do Bonfim |
5.
DA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
5.1.
As inscrições dos artigos serão realizadas no
período de 10/06/2025 a 10/07/2025, exclusivamente através do e-mail: seminariodereflexoes@outlook.com, em dois arquivos, um primeiro contendo o trabalho não identificado e o
segundo com a folha de identificação e qualificação do(s) autor(es), juntamente
com o comprovante de depósito ou transferência que será considerado por trabalho, de acordo com os valores
estabelecidos no item 5.6.
5.2.
Cada
participante poderá enviar um artigo, excluído
deste limite o orientador da pesquisa;
5.3.
O
participante, ao efetivar sua inscrição, concorda com todas as regras do evento
explicitadas neste Edital e autoriza a publicação do trabalho, na forma de
capítulo de livro, numa coletânea, em formato digital, sendo responsável pelo
conteúdo apresentado;
5.4.
Somente
serão aceitos trabalhos que obedeçam às normas de formatação estipuladas pelo
evento;
5.5.
Cada
trabalho poderá ter, no máximo, 03 (três)
autores.
5.6.
O
pagamento da inscrição do trabalho deverá ser feito diretamente na conta do
editor, no Banco do Brasil, Conta Corrente n° 20.466-8, Agência n° 2976-9, de
titularidade de Pedro Camilo de Figueiredo Neto ME, inscrito no CNPJ n° 15.598.290/0001-94 (PIX), considerando os
seguintes valores:
a) R$ 60,00
(sessenta reais) para estudantes da graduação (um ou dois estudantes);
b) R$ 80,00
(oitenta reais) para a coautoria, com, no mínimo, um estudante da graduação.
c) R$ 100,00
(cem reais) para bacharéis em direito
(um ou dois bacharéis)
5.7 O pagamento
previsto no item 5.6 não assegura ao autor nenhum exemplar do livro em formato
físico do livro, a não ser o acesso ao arquivo em formato PDF.
5.8 Caso seja
possível a impressão para a obtenção do exemplar físico pela editora, este
exemplar deverá ser obtido em acordo do autor diretamente com a editora,
estando a coordenação deste evento totalmente isenta desta responsabilidade.
6.
DOS GRUPOS DE TRABALHO SIMULTÂNEOS
GT
01 – DIREITOS CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS
GT 02 – ANÁLISE
ECONÔMICA DO DIREITO
GT 03 – DIREITO
CIVIL E PROCESSO CIVIL
GT 04 – DIREITO
PENAL, PROCESSO PENAL E VULNERABILIDADES
GT 05 – FILOSOFIA
E HISTÓRIA DO DIREITO
7.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DO ARTIGO
7.1. Os artigos submetidos serão avaliados
em duas etapas.
Etapa I –
Revisores avaliarão se os artigos obedecem às exigências objetivas deste
Edital. Caso não obedeça, o artigo será sumariamente desqualificado.
Etapa II – Os artigos
aprovados pelos revisores serão encaminhados para a Comissão Avaliadora, que
julgará o mérito do trabalho. A nota (NT) será atribuída de 0,0 (zero) a 10,0
(dez), de acordo com os seguintesitens:
a)
Atualidade,
originalidade e relevância do tema.
b)
Pertinência
do título à linha de pesquisa
c)
Relevância
do conteúdo da pesquisa.
d)
Conclusões:
fundamento, coerência e alcance.
e)
Qualidade
da redação e organização do texto
(clareza eobjetividade).
7.2. Serão deferidos para a aprovação os
trabalhos com média igual ou superior a 7,0(sete).
8.
DO RESULTADO DA SELEÇÃO DOS ARTIGOS
8.1.
A
divulgação do resultado está prevista para até o dia 05/08/2025, por meio do
endereço eletrônico: http://rcdej.blogspot.com/
8.2.
Não
será concedido prazo para recurso acerca da decisão final da banca avaliadora;
8.3.
Para
cada grupo de trabalho serão aprovados os 10 (dez) artigos que obtiverem as
melhores notas na avaliação;
8.4.
Se
houver grande número de artigos de alta qualidade submetidos ao mesmo grupo de trabalho, poderá se
observar o desdobramento do grupo
para contemplar um maior número de trabalhos;
8.5.
Caso
o grupo de trabalho não receba artigos com a qualidade mínima para a
apresentação, poderá haver o seu
cancelamento, a critério da organização do evento.
9.
DA ESTRUTURA DOS TRABALHOS E DOS
PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS NO MOMENTO DASUBMISSÃO
9.1 PRIMEIRA ETAPA - Preenchimento do
formulário eletrônico de inscrição de trabalho (endereço: https://forms.gle/W6QxR3VMk7EszzKYA,
além de todos os dados de identificação
do artigo em formato “DOC” (word) abaixo indicados:
a)
Título
artigo em língua portuguesa;
b)
Resumo em língua portuguesa com, no máximo,
100 (cem) palavras;
c)
Inclusão
de 03 (três) a 05(cinco) palavras-chave, em língua portuguesa;
d)
Este
trabalho deverá ser encaminhado com a identificação do Grupo de Trabalho e o
título do trabalho no assunto (ex: “GT00 – O DIREITO NA ATUALIDADE”);
e)
A identificação de autoria deve
seguir no mesmo e-mail, em arquivo distinto do trabalho, contendo o título “AUTORIA”, no qual deve ter os seguintes informes: I) nome;
II) nível de
escolaridade; III) instituição de vinculação; IV) qualificação complementar
(opcional);
9.2 SEGUNDA ETAPA – Formatação do trabalho
9.2.1 O
arquivo deve conter as informações do artigo a partir de sua introdução, metodologia,
desenvolvimento, considerações finais e referenciais.
9.2.2. Possuir:
a) de
12 (doze) a 20 (vinte) laudas em formato A4,
b) fonte
Times New Roman, tamanho 12,
c) Citação:
fonte 10 – recuo 4cm
d) alinhamento
justificado,
e) espaçamento
1,5 entre linhas,
f) margens
superior e esquerda com 3(três) cm e inferior e direita com 2 (dois) cm;
9.2.3 O arquivo do trabalho NÃO PODERÁ CONTER:
a)
Nome
dos autores – os nomes dos autores
poderão figurar apenas quando esses forem citados, porém não poderão ser
identificados como sendo os autores do referido artigo
b)
Numeração
de páginas.
9.2.4 Adequação às regras da ABNT para as
citações e referências.
9.2.5 O desrespeito a estas normas acarretará
a imediata desclassificação do trabalho submetido.
10.
DA COMUNICAÇÃO ORAL DOS ARTIGOS
10.1. Os artigos aprovados deverão ser
apresentados nos grupos de trabalhos específicos aos quais foram submetidos entre
os dias 26/08/2025 a 28/08/2025 na Universidade
do Estado da Bahia – Campus XV (Valença), conforme programação a ser
divulgada no endereço: http://rcdej.blogspot.com/
10.2. Cada grupo de trabalho terá no mínimo um coordenador que será
responsável pela ordem de apresentação e moderação das discussões.
10.3. Cada participante terá no máximo 15 (quinze) minutos para
apresentação do tema. Após, serão
disponibilizados mais 05 (cinco) minutos para as orientações dos Coordenadores do GT e demais colocações dos outros
participantes do GT.
10.4. Para artigos com dois ou três autores, o tempo disponível para apresentação
terá que ser dividido entre ambos.
10.5. Será admitida
a utilização de slides nas apresentações, cuja a apresentação e preparação são
de inteira responsabilidade do autor.
10.6 O autor que
não apresentar o artigo não receberá o certificado de comunicação oral no
evento.
11.
DA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO
11.1 Somente os artigos apresentados
oralmente no evento serão publicados
como Capítulo de Livro promovido pelo Seminário de Reflexões Contemporâneas
sobre Direito e Justiça;
11.2 O produto final será disponibilizado
apenas em formato eletrônico após o evento;
11.3 O conteúdo dos artigos publicados
será de inteira responsabilidade dos autores.
11.4 Caso insuficiência de trabalhos para
a publicação nesta edição, os autores poderão optar por publicar na próxima
edição ou no ressarcimento do valor pago.
12.
DAS INSCRIÇÕES NO EVENTO
12.1 A participação no evento dependerá da inscrição
específica, com o preenchimento do Formulário de Inscrição: https://forms.gle/JAdi99PAqxTchFj49,
que independe do valor pago a
título de submissão dos trabalhos.
12.2 A inscrição de trabalho não
assegura a inscrição no evento ou a obtenção de certificado como ouvinte do
evento.
13.
CLÁUSULA DE RESERVA
Casos omissos
neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Evento.
Valença, 03 de junho
de 2025.
MATHEUS FERREIRA
BEZERRA
Coordenador Geral
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